Minha utopia, minha poesia

Será que é pedir demais

Querer que as pessoas olhem

Não apenas enxerguem

Essa merda de realidade cruel que nos cerca?

Minha utopia, minha poesia

Noutras vezes só desejaria que alguns vissem um pouco mais.

Mas acho que todos aqueles que querem lutar por liberdade

Deveriam antes libertar a si próprio

Se livrar dessa coisa mesquinha, dessa mania ridícula

De não querer deixar os outros serem

O que eles quiserem

Tem gente por aí que só vê um pedaço do que julga ser universal.

Pensam que pensam que pensam.

A verdade é que somos todos jovens tolos

E ainda levaremos muito tapa na cara

Por isso devemos aprender a mendigar com dignidade

Quebrar toda e qualquer passividade

De discursos majestosos o mundo já está supersaturado

De palavras de luta o dicionário está cheio

Alguém para apontar o dedo, criticar, sinalizar as falhas

Nunca falta

Então façamos o que tiver de ser feito

Seja lá o que isso for

Porque nenhum de nós aqui sabe do que não foi

Breve é o tempo que ainda não veio

Mas viver é isso: aceitar a complexidade das coisas

Mudar os rumos, remover os muros.

Por isso hoje eu só quero saber

Se estão dispostos a largar suas bandeiras e pegar suas armas

Se essa tal juventude está mesmo disposta a não deixar

Nada mais acerca de nós nos cercar

Cecília Richter

Sobre Richter

A realidade não me é conveniente.
Esse post foi publicado em de minha autoria, poesias. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Minha utopia, minha poesia

  1. Felipe Magnus disse:

    Não adianta um dicionário repleto de palavras de luta se nada é posto em prática…
    Muito bom, Ciça!

Deixe um comentário

