Porque usamos máscaras?

Diante da absurda lei que proíbe a máscara nos protestos acho importante nos questionarmos sobre porque a máscara incomoda tanto. E porque os policiais que não usam identificação não geram o mesmo incômodo. Um dos motivos pelos quais usamos máscaras é justamente porque incomoda e nós queremos mesmo é incomodar, ou melhor, desacomodar. Vivemos na sociedade do controle, onde nos dizem o tempo todo como devemos nos portar, o que devemos vestir, o que devemos comprar, o que pensar e até como devemos protestar. Nossos cantos pacíficos de “cara limpa” foram por muito tempo ignorados, por isso hoje nossas vozes saem cheias de ódio por trás de um rosto tapado. E mais que isso: nossos corpos se negam a obedecer, nossos corações repletos de amor e indignação fervem e nossas mãos atiram pedras contra tudo que nos foi violentamente negado: o dinheiro vale mais que a dignidade humana.

tumblr_mhtbg2SD2t1qe125qo1_500

Usamos máscaras também porque isso é uma forma simbólica de mostrar que, como dizem os zapatistas, “esconder o rosto nos faz iguais”. Com a carapuça queremos mostrar que somos mulheres, negrxs, pobres, índixs, homossexuais, palestinxs, sem-terra e todxs xs oprimidxs do mundo que se rebelam. Tapar nossos rostos é uma forma de negar o personalismo e reafirmar que nossa luta é coletiva e horizontal. Não é meu ego que luta, é meu povo. Não estou ali para depois me candidatar a algum cargo político ou obter algum ganho pessoal. A lógica representativa está em crise e agora ação direta é a nossa arma, por isso ao invés de escolhermos um representante que talvez defenda nossas pautas no espaço do parlamento, que talvez ganhe a eleição, que talvez consiga a muito custo colocar um projeto em votação e que se for aprovado será só uma migalha. Não! Nossas urgências não cabem nas urnas e nessa constituição que é feita por e para os ricos. Decidimos fazer com as nossas mãos tudo que nos diz respeito.

947311_532545533468802_312026521_n

Os trapos que cobrem nossas faces se fazem necessários também porque vivemos um contexto de intensa criminalização das lutas sociais e populares. Engana-se quem acha que vivemos numa democracia e que somos livres para protestar. Nessa sociedade que funciona através da lógica da vigilância e da punição, para cada um que ameaça a ordem há muitos policiais à paisana, câmeras para todos os lados e a mídia prontinha para criminalizar e entregar-nos de mão beijada para as forças repressivas do Estado. Nós somos trabalhadorxs e não queremos nossa cara estampada na capa de um jornal que distorce e vomita tudo mastigado para nossos patrões. Somos sonhadorxs e não temos medo. Mas não somos tolxs, por isso cobrimos nosso rosto, não os nossos olhos. Temos pedras e sonhos na mão e estamos dispostos a lutar contra a ideia da força através da força das nossas ideias. 

encapuchados (6)

Sabemos que os inimigos da vez são os “anarquistas mascarados” Algum tempo atrás eram os comunistas, hoje são os ditos baderneiros. A mídia bombardeia o povo e o faz de idiota, manipula e forma a opinião do senso-comum dizendo que quem usa máscara não protesta de forma ordeira e é violento. De forma ordeira? Realmente, não protestamos de forma ordeira, pois não somos ovelhinhas bem adestradas, somos as ovelhas negras filhas bastardas da pátria que nos pariu, filhxs que se rebelaram contra essa mãe racista, fascista e segregadora. Violentos? O que fazemos é resistência. A verdadeira violência sempre parte dos vândalos que usam fardas, capacetes, cassetetes, bombas de gás e balas de borracha. E detalhe que as balas de borracha são usadas no centro, na periferia a história é outra. Contra o Estado opressor que prende arbitrariamente, que mata pobre e preto sem pudor, que defende os ricos e a manutenção da ordem a todo custo nós reagimos. E seguiremos resistindo e sonhando, sonhando com os olhos abertos e a cara tapada.

Enfim, poderia dar milhões de explicações e argumentos racionais do porque temos toda a legitimidade para usarmos máscaras, mas a grande verdade é que, com muito ódio e paixão, nós mascaradxs, tapamos nossa cara para mostrar nossos corações.

24

Anúncios

Sobre Richter

A realidade não me é conveniente.
Esse post foi publicado em de minha autoria, pensamentos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Porque usamos máscaras?

  1. Gabriel Amado disse:

    Muito Bom!

  2. ana disse:

    Muito bom ciça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s